terça-feira, 5 de março de 2013

BENEFÍCIOS DA HORTELÃ

É interessante incluir essa plantinha em nossa alimentação diária. Experimente colocá-la em saladas e sucos.
Além de se deliciar com o sabor da hortelã, você aproveitará todos os benefícios da planta.

- Função analgésica: a hortelã tem poderoso efeito contra as dores, sendo indicada em caso de dores de cabeça e cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. Além disso, seu sumo, embebido em algodão pode melhorar as dores de dentes.

- Função calmante: é também um eficiente calmante natural, auxiliando no combate ao estresse e à depressão. Também é muito recomendado no tratamento da insônia.

- Função cardíaca: o suco de hortelã é excelente para aqueles que sofrem de problemas cardíacos, ajudando, inclusive, na redução dos níveis de colesterol.

- Função respiratória: os xaropes, feitos a base de hortelã, favorecem a expectoração, sendo fundamentais no tratamento de tosses e outros problemas de garganta. Além disso, pode desempenhar papel de antiséptico bucal, eliminando aftas, infecções da boca em geral, incluindo bochechas e garganta (gargarejos).

- Função digestiva: a hortelã ajuda na digestão e combate a flatulência, vermes intestinais e outros problemas do sistema digestivo. É indicada também em casos de vômito e cólicas intestinais.

- Função sanguínea: é ótima para problemas circulatórios, depurando o sangue.

- Função cosmética: é um tônico poderoso, usado pela indústria cosmética em sabonete e cremes hidrantes; ajuda também na limpeza da pele, sendo muito utilizada no trato de cravos e e espinhas.

Antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar.
Além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

DAIANE FREITAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário