quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Amoreiras
rústicas, resistentes e... medicinais!


Por: Rose Aielo Blanco*

"Vou contar para o seu pai que você namora, Vou contar pra sua mãe que você me ignora,
Vou pintar a minha boca do vermelho da amora, Que nasce lá no quintal da casa onde você mora..."

Como bem descreve a música Amora, de Renato Teixeira, até pouco tempo atrás era bastante comum a presença de uma amoreira no quintal das casas. Rústicas, resistentes e de fácil cultivo, eram a garantia de frutos doces e deliciosos para alegria de crianças e adultos.

Com o passar do tempo (e com o fim dos quintais), as amoreiras passaram a ser vistas como plantas silvestres. Seus frutos, delicados e perecíveis, não são capazes de sobreviver à aventura de sair do campo e chegar aos supermercados e, assim, as amoras foram gradualmente ficando na doce lembrança de quem tinha o privilégio de degustá-las ali mesmo, ao lado da árvore.

Entretanto, com o recente e crescente interesse pelas plantas medicinais, a amoreira vem despertando a curiosidade e ganhando espaço na mídia pelas suas propriedades que estão sendo comprovadas em estudos científicos realizados em vários países.

As amoras pertencem à família das Moráceas que abriga espécies bem variadas e produzem frutos bem diferentes entre si. Nesta família, além das amoras, encontramos os figos e até a jaca!

As espécies de amoreira mais cultivadas são Morus alba (amora-branca), Morus rubra (amora-vermelha) e Morus nigra (amora-preta) foto ao lado. Dentre essas espécies destaca-se a Morus alba, conhecida também como amora branca. Trata-se de uma planta perene, rústica, que se adapta com facilidade aos mais variados tipos de solo, desde que não sejam alagadiços. O solo ideal deve ser fértil, aerado e com pH em torno de 6,5. Suas raízes são capazes de atingir boa profundidade, de forma que alcançam água em camadas mais profundas, o que ajuda a garantir hidratação mesmo na estação seca.

Dentre os diversos cultivares de Morus alba existentes no Brasil, destacam-se a variedade Miura e os híbridos FM 86 e Shima Miura, cujas principais características são a precocidade vegetativa, folhas de boa qualidade e o fato de apresentarem boa propagação por estaquia. A variedade Miura (amora miura) é considerada uma das melhores variedades entre as cultivadas.

Além de apresentar alto teor de proteína, as folhas da amoreira branca (Morus alba L.) são totalmente livres de toxicidade e ainda apresentam propriedades capazes de diminuir o nível de glicose no sangue, auxiliar a reduzir a hipertensão, são diuréticas e indicadas popularmente para o tratamento do colesterol alto.

Por serem muito nutritivas e apresentarem alto teor de proteína, as folhas da amora branca são utilizadas como o único alimento do bicho-da-seda da amoreira (Bombyx mori) em sua fase inicial de vida.

O assunto é bem interessante, pois as amoreiras têm uma história muito ligada à fabricação da seda. Tudo começa com uma lenda sobre a descoberta da seda indicando que esta ocorreu por acaso, quando uma imperatriz chinesa, por volta de 2.600 a.C., tomava seu chá embaixo de uma amoreira, nos arredores do seu palácio: um casulo do bicho-da-seda teria caído dentro da sua xícara de chá fervendo e ela percebeu que por estar amolecido, o casulo poderia ser desenrolado, formando um fio.

Os chineses tiveram exclusividade na fabricação da seda por cerca de 3 mil anos. O governo chinês, ciente do valor comercial da seda, proibia a exportação de ovos de mariposas e sementes de amoreiras, chegando a condenar à morte os considerados traficantes. Conta-se que os europeus só romperam este bloqueio quando um imperador romano enviou espiões disfarçados de monges à China, que conseguiram esconder alguns ovos de bicho-da-seda dentro de bambus e os levaram para a Europa.

Aqui no Brasil, embora as primeiras amoreiras tenham sido plantadas em Minas Gerais, por ordem de dona Maria I, a Louca, mãe de D. João VI, que reinou de 1777 a 1792, a produção de seda iniciou-se efetivamente apenas no Segundo Reinado.

Deliciosamente medicinal


Morus rubra

Todas as espécies de amoras são ricas em vitamina C e antocianinas - flavonóides bioativos com poderosa ação antioxidante. A amora tem em sua composição água (85%), proteínas, fibras, lipídios e carboidratos, além de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas. Isso tudo com baixo valor calórico: são apenas 52 calorias em 100 g de fruta.

Na amoreira são encontradas também substâncias como os fitoquímicos, ou compostos secundários. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas para se protegerem do ataque de pragas e doenças, além de ajudar a planta a se adaptar às condições adversas do ambiente. Muitos destes fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Na medicina natural, são relatadas outras propriedades da amoreira, como o efeito emagrecedor; amenizador da tensão pré-menstrual e sintomas da menopausa; efeito desintoxicante e antioxidante, prevenindo contra a ação dos radicais livres. Além disso, já são famosas suas propriedades como auxiliar em problemas como diabetes, pressão alta e mau colesterol elevado.

Todas as partes da planta - frutos, folhas, casca e raiz - são utilizadas na medicina popular:

* A infusão ou o suco do fruto são usados em gargarejos e bochechos contra aftas, amigdalite e dor-de-dente;

* A decocção da casca e das raízes são indicadas contra problemas de estômago, intestino e também como vermífugo;

* A infusão das folhas é considerada excelente diurético, além de agir contra a hipertensão. Também é usada em massagens no couro cabeludo para combater a queda de cabelos, sendo que este efeito pode ser potencializado com a ingestão do chá.

* O xarope é usado para combater a tosse e a irritação da garganta;

* O cataplasma preparado com as folhas é utilizado contra eczemas, erupções cutâneas;

* O banho preparado com o chá das folhas é considerado revigorante.

Dicas de cultivo

A amoreira teve provável origem na China ou Índia. Pertence à família das Moráceas e ao gênero Morus, que possui cerca de 950 espécies. A temperatura ideal para o desenvolvimento da amoreira situa-se entre 24 e 28 graus C. Temperaturas abaixo de 13 graus podem prejudicar fortemente o desenvolvimento da planta. O solo indicado deve possuir boa profundidade, alto teor de matéria orgânica e textura média.

As mudas de amoreira podem ser obtidas por sementes, estacas, enxertia e mergulhia. A melhor época para o plantio da amoreira é o início da primavera. Quanto à adubação, é recomendável a orgânica, pois além de fornecer nutrientes à planta, ainda proporciona a melhoria das propriedades físicas do solo e facilita o desenvolvimento de microorganismos. Como sugestão, pode-se aplicar uma mistura de esterco de curral curtido, farinha de osso e torta de mamona.

Não é recomendável fazer poda ou colheita antes de 6 meses a contar do plantio, para que seja permitido que a planta desenvolva seu sistema radicular e estabilize seu desenvolvimento. Além disso, não é indicada a aplicação de inseticidas ou outros produtos químicos, uma vez que a amoreira é uma planta bem rústica e resistente.

Curiosidades sobre a amoreira

* Segundo Ornato José da Silva, autor do livro Ervas e Raízes Africanas, a amoreira branca é uma planta utilizada nos ritos africanos para limpeza energética. Suas folhas teriam o poder de captar, a partir do raiar do sol, toda a negatividade que é expelida à noite, logo após este se pôr.

* O primeiro papel introduzido no Japão foi originário da Coréia e era feito de amoreira.

* As amoreiras eram bem conhecidas pelas antigas civilizações. Eram famosas em razão dos deliciosos frutos, pelo rápido crescimento e também pela grande quantidade de folhas verdes que eram consumidas pelos animais.

*Pesquisadores da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), constataram que a ingestão de suco de amora, três vezes ao dia, pode aumentar significativamente a taxa de colesterol bom no sangue, reduzindo os riscos de doenças do coração.

* Na Europa do século XVI, era costume utilizar tanto os frutos, como as folhas e a casca da amoreira. O fruto era usado contra inflamações e hemorragias; a casca contra as dores de dente e as folhas para tratar picadas de cobras e como antídoto para o envenenamento por acônito.

* A amoreira branca é muito usada na China para tratar tosse, resfriados, dores de cabeça, irritação da garganta e pressão alta. No conceito chinês de Yin e Yang, a amora branca é usada para dissipar o calor do canal do fígado, evitando irritação nos olhos, elevando o estado de ânimo e refrescando o sangue. É, portanto, considerada um tônico Yin.

 
* A amora em alemão é chamada "maulbeerbaum"; em espanhol é "moral"; em francês é "murier"; em italiano é "gelso" e em inglês seu nome é "mulberry".

* Na mitologia grego-romana a amoreira era dedicada à deusa Minerva/Athena. Muito apreciada nos banquetes romanos, o uso da amora foi mencionado por Ovídio, Horácio e Virgílio. Além disso, foram encontradas representações da amoreira nas ruínas de Pompéia.

* Existe uma lenda que relata o surgimento das amoras vermelha e negra a partir da amoreira branca. Segundo o poeta Ovídio, dois jovens - Píramos e Tisbe - estavam apaixonados, mas suas famílias, que eram inimigas, não permitiam sua união. Um dia, eles decidiram fugir e marcaram um encontro fora da cidade, embaixo de uma grande amoreira branca. Tisbe chegou primeiro e avistou ali perto uma leoa com a boca suja do sangue da caça que acabara de comer. Apavorada, ela saiu correndo, deixando cair seu véu que, dilacerado pela leoa, ficou sujo de sangue. Quando Píramos chegou e encontrou o véu de Tisbe rasgado e marcado de sangue, desesperou-se e, pensando que sua amada estava morta, atravessou seu peito com a própria espada. Seu sangue jorrou e atingiu a amoreira branca. Quando Tisbe voltou e encontrou seu amado morto, pegou a espada e também atingiu o próprio coração. Naquele momento, os frutos da amoreira branca que foram atingidos pelo sangue tornaram-se vermelhos - quase negros - dando origem às amoras vermelha e negra. Por essa razão, acredita-se que o bicho-da-seda só se alimenta da espécie Morus alba (amora branca) porque esta ainda estaria purificada, sem a marca da tragédia dos dois jovens amantes.

* Em tempos antigos, as amoras eram usadas como maquiagem, com a função de ruborizar a face, como um rouge, ou blush.

Retirado do Blog   http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A45amora

* Rose Aielo Blanco é jornalista e editora do www.jardimdeflores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário