sexta-feira, 18 de maio de 2012

Só fale quando suas palavras forem suaves como o silêncio.

Autor: Oswaldo Amaral | Tags: , , , 
Quando mais jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e, na menor provocação, explodia magoando meus amigos.
Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes, me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa,dizendo:
“-Amasse-a!”
Com medo, obedeci e fiz com ela umabolinha.
“-Agora”, voltou a dizer-me, “deixe-a como estava antes”.
É óbvio que não pude deixá-la lisa como antes. Por mais que tentasse, o papel ficava sempre cheio de pregas.
Então, disse-me o professor:

Foi assim que aprendi a ser maiscompreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de “estourar”, lembro do papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas éimpossível de ser apagada. Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas muitas vezes é tarde demais.
Por isso meu amigo, minha amiga, só fale quando suas palavras forem  suaves como o silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário