sexta-feira, 18 de maio de 2012

Falando de vida




Certo dia eu estava passando por uma praça, e comecei a observar tudo o que havia ao meu redor:
Velhinhos lendo jornais; pessoas que passavam apressadas; jovens que conversavam e riam alto, e crianças que brincavam distraídas. Havia também pássaros, pombas, cachorros, afinal tudo o que há em uma praça num final de sexta-feira. 

No meio daquela sinfonia metropolitana comecei a pensar no ciclo que é a nossa vida. E naquela praça por coincidência ou não, no exato momento havia os quatro ciclos presentes: a infância, a juventude, a maturidade e a velhice. Parece triste dizer VELHICE, pois nos lembra algo velho e inútil, encostado e que não serve pra mais nada; mas não é verdade. Cada ciclo da nossa vida tem a sua graça e o seu valor. Deus nos presenteia com experiência e sabedoria a cada ciclo que se passa. 

Quando somos crianças cada dia é um brinquedo, tudo é novo, tudo é descoberta. O futuro parece algo tão distante que nunca vai chegar. A frase “quando você crescer” parece algo tão impossível. A impressão que se tem é que seremos crianças eternamente, mas de repente a infância se passou. Faz parte de um passado que apesar de recente parece muito distante. 

A juventude, a época dos acertos e dos erros, quer dizer, mais erros do que acertos, mas a vida é assim; feita de erros e acertos, e vantagem de ser jovem é exatamente esta, se tem todo o direito de errar, há todo o tempo do mundo para recomeçar e reparar os erros e aprender a acertar. 
Responsabilidade passa a ser uma palavra freqüente e cobrada a todo o momento, e fica difícil ser responsável e ao mesmo tempo ceder aos desejos de experimentar a vida sem medo, e como num piscar de olhos o tempo passou....

Chega-se na fase adulta. Aos olhos de uma criança ser “gente grande” é um presente; se pode tudo sem pedir nada a ninguém, mas a realidade e a responsabilidade batem à porta e se descobre que ser criança é melhor, mas como já disse cada ciclo tem a sua graça; temos o controle de nossas vidas nas mãos, sabedoria para escolher a melhor direção a seguir, conquista-se em fim, a tão sonhada independência....
O começo do fim.... Será que a velhice é realmente o começo do fim ? Aos olhos de muita gente, sim! 

Mas não é verdade, com a idade vem a experiência, a sabedoria. Uma pessoa idosa é uma verdadeiro tesouro de conhecimentos.Traz junto de si todos os tipos de experiências, pois já viveu o suficiente para experimentar de tudo na vida. E melhor, sabe como é ser criança, jovem e adulto, pois já passou por todos esses ciclos, entãosabe falar de vida como ninguém, já uma criança um jovem ou um adulto nunca foram idosos, portanto não sabem dizer como é ser um.
Precisamos buscar sabedoria nessa fonte valiosa que Deus nos deixou.

O Tempo... podemos sim usá-los ao nosso favor, fazendo com que cada ciclo de nossa vida se torne uma jóia preciosa em nossa memória, momentos de enriquecimento pessoal. 

Viver é transformar-se a cada segundo, pois tudo na vida é transformação, nenhum segundo é igual ao outro, cada momento é impar em sua existência, e por isso se torna valioso, como uma jóia rara, única. 

E quando chegamos ao final da estrada da vida temos em mãos o livro mais bonito, mais trágico, mais triste que conhecemos, mas isso depende de como você escreveu as linhas da sua história da sua vida.

PATRÍCIA RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário